Tambaba - o Paraíso é aqui!


O Paraíso fica na Paraíba e chama-se Tambaba, lá voltamos à natureza tal como Adão e Eva, é chegar e experimentar a sensação de entrar numa praia 100% naturista com corpo inteiro livre e viver essa tal liberdade que o naturalismo prega.

O nome dado a praia vem de um lenda mítica de amor, de um romance não aprovado entre a índia Tambaba e um índio de outra tribo. Os anciões negaram a junção dos dois e Tambaba chorou, de tanto chorar pelo resto da sua vida, suas lágrimas formaram um lago e uma praia inteira. Com a anuência dos deuses, após sua morte ficou praia e mar e hoje veneramos a índia apaixonada com a nossa nudez.

Tambaba fica no município do Conde no Sudeste do estado Paraíba, está em todos os catálogos de turismo no Nordeste, e é muito requisitada por turistas do mundo inteiro, um pedacinho do Paraíso espraiada na costa conhecida como Caribe brasileiro.

Há na verdade duas praias e para atravessar para a Tambaba naturista é preciso passar por um “portal” e uma vez na Tambaba naturista, é preciso obedecer às regras previstas na lei municipal e não tem conversa, todo mundo nu e sem canga enrolada no corpo para disfarçar.

A praia é única, ninguém continua sendo o mesmo após conhecê-la, quem a visita não quer mais saber de outro lugar, sempre acaba voltando para ter tempos de descanso totalmente nu, afinal, para isto foi designado este local.

Em Tambaba as pessoas podem aproveitar o clima maravilhoso para praticar o naturismo, seja jogando frescobol, surfando, ou simplesmente dourando o corpo por inteiro, o essencial é sentir o corpo mais natural possível com a sensação de estar em uma praia sem roupa em contato com a natureza, com o sol, vento, areia e mar tocando totalmente o corpo.
Na praia há uma pousada naturista, a única, bem em frente ao mar, onde você poderá viver 24 horas o naturismo.

E pra defender a beleza de Tambaba, a preservação ambiental e o estilo de vida naturista que nasceu a SONATA - Sociedade Naturista de Tambaba, fundada em 08 de setembro de 1996 e oficializada em 18 de junho de 2000, é uma associação civil para fins não econômicos, de âmbito regional, de caráter filosófico, cultural, ecológico e ético naturista, que defende ao longo de sua existência, ações em prol da entidade, o fortalecimento do naturismo e a garantia de desenvolvimento sustentável para Praia de Tambaba.

Tudo começou com um pequeno grupo de frequentadores, que contagiados com a natureza de Tambaba, resolveram banhar-se nus e viram que era bom.

Quem chegou em Tambaba no final da década de 80, contou para amigos, que contaram a mais amigos, logo se espalhou a notícia sobre a existência da praia onde podiam ficar pelados e os finais de semana dos pelados virou rotina em Tambaba.

1989 foi o ano de grande divulgação na mídia da luta de Celso Rossi pelo reconhecimento do naturismo, do Paraíso das Tortugas e a da Praia do Pinho, primeira praia naturista do Brasil, que ganhava várias manchetes e grande cobertura da imprensa.

O Prefeito Aluísio, recém eleito no município de Conde e sua equipe, vendo o potencial turístico do naturismo, partiram para o I Congrenat - Congresso Brasileiro de Naturismo (1989) promovido pela recém formada FBrN - Federação Brasileira de Naturismo (1988), conheceram o fenômeno que era a praia do Pinho no balneário de Camboriú - Santa Catarina e se encantaram com a filosofia naturista.

No princípio houve rejeição da comunidade local, mas em janeiro de 1990, o Prefeito Aluísio Vinagre Régis, acalma o coração dos descontentes, estimula o movimento e incentiva a criação da AAPT - Associação dos Amigos da Praia de Tambaba, entidade que congregava seus frequentadores e já em 25 de janeiro de 1991, editou um Decreto oficializando a Praia Naturista de Tambaba.

Logo a praia estava nas manchetes nacionais com o II Encontro Brasileiro de Naturismo, realizado em Tambaba de 24 a 27 de outubro de 1991, com a presença de grande número de adeptos do naturismo ganhando uma matéria bastante positiva no Fantástico da Rede Globo.

Com o fim do mandato de Aluísio, veio tempos difíceis, mas um grupo de destemidos naturistas puxaram para si a responsabilidade pela conservação e manutenção do que hoje é um dos patrimônios turísticos mais importantes da Paraíba e do Brasil. Sem eles dificilmente Tambaba naturista existiria hoje.

Tempos de bonanças começam a chegar com a oficialização da SONATA - Sociedade Naturista de Tambaba, sucedânea de entidades como AAPT, NAT, etc..

Com a SONATA, os naturistas conseguiram comunicar-se melhor com o município do Conde e o estado da Paraíba, isto foi muito proveitosos para todos, pois mesmo a população estando dividida sobre a existência da praia naturista, ao ver que o fluxo turístico triplicou, e com a cidade recebendo visita de muitos estrangeiros, perceberam que haviam muitas vantagens da existência da praia naturista de Tambaba no município do Conde.

Com o naturista José C. Damasceno Filho, em 2003, a frente da SONATA, intensificou a aproximação entre a SONATA e a Prefeitura de Conde, foram executados diversos projetos, inclusive com aprovação das Leis Municipais favoráveis a existência da praia naturista e a parceria que definitivamente consolidou a relação da Sonata com a Prefeitura.

SONATA desenvolve e defende a cultura e o movimento naturista em Tambaba, no município do Conde e na Paraíba, é um ícone para o naturismo no Brasil, reconhecida como de utilidade pública na lei estadual nº 7308 de 10 de Janeiro de 2003.

A frente da Sonata hoje está a Rose (Roselaine Barbosa Pessoa), guerreira de longa data na defesa do naturismo, armada com sua nudez, com sua diretoria botando ordem na casa, digo na praia.
Em 12/09/2021, SONATA comemorou 25 anos da sua fundação, naturalmente com uma festa na Praia de Tambaba.

Sábado, 02 de outubro, às 14h, você é convidado da NatVale para conhecer Rose e diretoria da SONATA, defensores do naturismo na Praia de Tambaba, no Bate Papo Naturista e se emocionar com suas histórias e aprender pelo seu exemplo.



CONVERSAÇÃO

0 comentários :

Postar um comentário

LEIA MAIS

Voltar
ao topo