Naturismo para melhor consciência do corpo


 "Vocês, que têm vergonha do próprio corpo, devem ser pessoas muito tristes, porque têm que ficar vestidos quando querem brincar, dormir e até quando vão tomar banho no rio..."
Criança Ianomâmi. (revista NATURIS, no 25, p. 18)

A prática do Naturismo, ou seja, a convivência com outras pessoas de ambos os sexos e das mais variadas idades em estado de nudez total, traz uma série de benefícios físicos, psicológicos, sociais e espirituais.

Naturismo é a filosofia que afirma que somos melhores quando vivemos nus em harmonia com o cosmo, a natureza e os seres humanos.

Para sua primeira prática naturista com amigos, escolha locais lugares distantes, isolados, fechados ou associações naturistas que farão sua experiência fácil, pois todos que lá estarão nus e você se confundirá com a paisagem e logo estará trazendo o naturismo para seu cotidiano, pois a roupa deve ser reduzida a função utilitária, ou seja, cobrir o corpo para protegê-lo de condições adversa do meio ambiente.

Pode ser que os primeiros passos que dará em um encontro de nudez social seja constrangedor, mas depois de alguns momentos, você perceberá que ninguém olha para você ou o julga e isso é muito libertador.

Logo o pudor da exposição do seu corpo nu e visualização da nudez dos outros desaparecerá como se nunca houvesse existido.

Verá que no naturismo o retorno aos prazeres simples, é por isso que este movimento agrega cada vez mais seguidores que buscam nele dar o primeiro passo para a felicidade absoluta.

BENEFÍCIOS FÍSICOS:

Além da atmosfera amigável e acolhedora que prevalece nos espaços naturistas, as atividades também contribuem para integração e  bem-estar. Yoga, piscina, vôlei,  sempre praticado pelado, deixará você mais relaxado, seus pensamentos se acalmarão e você aproveitará os benefícios da natureza, permitindo a oxigenação do corpo por toda a pele de forma homogênea, será revigorado pelo ar e se encherá de vitamina D que traz alegria previne a osteoporose e o raquitismo.

Ademais trajes de banho molhados de suor ou água mantidos por longos períodos sobre a pele impedem a transpiração, mantém-se úmidos, quentes e abafados, criando um ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias liberte-se deles.

Longe das fotos das revistas em que se prega a perfeição, encontrará  nos espaços naturistas pessoas autênticas que não se escondem atrás de artifícios. O naturismo promove a aceitação do corpo tal como ele é, aceitando a forma física sem recorrer a modelos ideais e compreendendo o que o tempo escreve no corpo humano ao longo da vida.

O Naturismo não prega hábitos ou ideologias alimentares, em respeito à liberdade de pensamento e de expressão das pessoas, mas não é raro a pessoas uma vez inseridas no naturismo despertarem para a busca de alimentação saudável e vida mais simples e práticas que contribuem para o bem estar geral do corpo.

BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS

Esqueça todos os seus complexos, despir-se socialmente é também abrir a mente e reencontrar sua alma de criança. Lembre-se de quando você era pequeno, ficava feliz apenas com a ideia de andar descalço na areia, sentir as ondas chicotearem seus tornozelos ou andar na grama. Tirar férias em uma praia naturista é encontrar aquela parte da infância e aquela sensação de que tudo é possível.

Nos ambiente naturistas você ficar mais relaxado, libertado das roupas sem as barreiras sociais, pois sem a identificação através “uniformes”, as pessoas são reduzidas a seus estados mais puros e reais de carne e osso, libertam a criança que as roupas subjugaram e esconderam.

Viver o estilo de vida naturista faz ser honesto consigo mesmo, a ter maior consciência corporal e buscar maior empenho para ser saudável.

Todos são acolhidos nos espaços naturista como são e esta  aceitação faz reativar nos iniciantes a aceitação de seu próprio corpo e de si mesmo.

A CRIAÇÃO DO AUTOCONCEITO E IMAGEM CORPORAL

Quando criança você não compreendia a verdadeira origem dos tabus culturais e foi levado a supor que nudez é feia e que deveria sentir vergonha de seu corpo e que seus genitais eram símbolos do pecado, da depravação e da sujeira.

Antigos tabus em relação a nudez se desfaz no naturismo, uma vez todas partes do corpo  são exposta logo se percebe que são normais e compõe o todo humano.

O contato do seu corpo com a natureza, o sol, o vento, a água, despertar a impressão de ligamento com o todo, com o cosmo, e se sentirá abençoado ao experimentar a sua nudez.

A nudez deve normal dentro da família. O corpo é quem somos e nada há a esconder.

Há muitas gerações estamos sendo reprimidos, por que a nudez vem sendo apresentada como algo pecaminosa e digna de castigo, libertemos nossas famílias desta neurose. 

O exercício de apresentar-se nu praticando atividades corriqueiras do dia e lúdicas à luz do sol,  resgata o verdadeiro valor do corpo e de sua beleza.

Se fosse necessário esconder alguma parte do corpo, por ser esta uma potencial geradora de atitudes inadequadas, dever-se-ia ocultar a cabeça, pois o pecado ou o inadequado está na conduta e na intenção que é coordenada pelo cérebro.

Uma coisa que o naturismo nos ensina é que todos são iguais e a aparência não importa realmente. Isso é importante para os adultos, ainda mais para as crianças, essa percepção não apenas dá ao seu filho uma personalidade forte, mas também ensina a importância da aceitação do corpo e do respeito às outras pessoas. Eles não apenas ficarão mais fortes contra os bullyingers, mas também terão uma chance muito menor de fazer bullying dos defeitos de outros.

O naturismo é assim, um estilo de vida saudável e natural que quebra as barreiras sociais que há muito contribuem para uma degradação do ser humano.

Agora você sabe que a felicidade está ao seu alcance, então junte-se a filosofia naturista e descubra essa dádiva.

CONVERSAÇÃO

0 comentários :

Postar um comentário

Voltar
ao topo