21/set Dia da Arvore -Valorize sua cidade, plante arvores!


BENEFÍCIOS DA ARBORIZAÇÃO
Foto: Noah Berger/Reuters - Mobilização no Canadá para impedir o corte das arvores

Uma das características dos bairros com maior valorização imobiliária é arborização das ruas e espaços comunitáriosSendo que imóveis situados em ruas bem arborizadas são os preferidos pelos compradores.

OUTROS BENEFÍCIOS DAS ÁRVORES.
Equilíbrio da temperatura. Sol forte é tomado como um dos grandes problemas da maioria das ruas, tornando pouco cômodo o passeio em ruas que chegam a temperaturas e desconfortos insuportáveis na ausência de árvores. A regulação térmica das altas temperaturas  se deve a sombras e ao calor latente necessário para a evaporação da água da superfície das folhas. É um efeito semelhante ao do nebulizador ou do climatizador. Experimente em um dia de sol forte sair do calor do asfalto e  ir para debaixo de uma arvore frondosa; a sensação é de entrar em um ambiente com ar condicionado.
Conservação, aumento da umidade relativa e purificação do ar. O ar excessivamente seco é uma das maiores causas de problemas respiratórios, além de problemas de pele. O ar seco favorece a permanência da poeira no ar, além de secar as vias respiratórias, sendo péssimo para pessoas com alergias. A evaporação da água da superfície das folhas das árvores aumenta a umidade relativa do ar, no local onde ela se situa o que pode ser muito benéfico.
Redução da poluição sonora. È fato facilmente observável que  há uma redução das ondas sonoras, causada pelas folhas das árvores.
Proteção no início de chuvas. A maior parte da água no inicio das chuvas fica retida nas folhas da árvore, podendo servir de proteção, ainda oferecem proteção contra erosão evitando assim desbarrancamentos.
A beleza. Todos sabem empiricamente  que as arvores com seus verdes e suas flores  melhora o humor.Respirar fundo, sentir o ar puro, ajudar a ver sempre o lado bom das coisas. O convívio com natureza é uma forma  simples de trazer benefícios ao seu cotidiano. As árvores são de extrema importância para o equilíbrio ambiental e uma melhor qualidade de vida.

Com todas estas vantagens muitos moradores pensam que o plantio de árvores em ruas é algo que pode gerar problemas com as fiações elétricas, queda de folhas, etc. Mas isto só acontece se for plantada a espécie incorreta. A escolha da espécie adequada requer algumas avaliações técnicas para evitar problemas com a calçada ou a fiação elétrica. Para evitar erros procure Na prefeitura de sua cidade  o setor que coordena de arborização urbana o plantio, a poda e supressão de árvores.

Todo plantio, poda e retirada de árvores em calçadas e áreas públicas são de responsabilidade  Prefeituras Municipais e podem ser solicitadas pelo atendimento geralmente gratuito.

Para requerer o plantio de arvores na sua cidade clique em um dos links abaixo:

Caraguatatuba
Guaratinguetá

Outras cidades: procure a prefeitura local.

CONVERSAÇÃO

0 comentários :

Postar um comentário

LEIA MAIS

Voltar
ao topo