SAÚDE NATURALProbióticospublicado em originalmente em NUDELOT Os probióticos são alimentos naturais ou suplementos que contêm microrganismos vivos destinados a manter ou melhorar as bactérias "boas" (microbiota normal) no corpo. Atuando como nutrientes para a microbiota humana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu probióticos como “microrganismos vivos que, quando fornecidos em quantidades adequadas, promovem benefícios à saúde do organismo hospedeiro”. Os probióticos interagem com a nossa flora intestinal ajudando a controlar a multiplicação de microrganismos prejudiciais à nossa saúde. Também atuam diretamente nos mecanismos de defesa da mucosa intestinal e estimulam o sistema imunológico. Uma flora intestinal equilibrada ajuda a:
Os microrganismos mais utilizados como probióticos são bactérias dos gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus, além de leveduras do gênero Sacharomyces.
Eles são usados para:
Probióticos e sistema imunológico Estudos indicam que várias cepas probióticas podem ser úteis para aumentar a resposta imune” em pessoas saudáveis. Os probióticos podem ser administrados como suplementos, tanto em indivíduos com alguma patologia associada, quanto em indivíduos saudáveis, por exemplo, para melhorar o sistema imunológico e equilibrar seu sistema intestinal, como prevenção de diarreia do viajante, pacientes com intolerância ou má absorção de lactose etc. Com relação às diferentes cepas, deve-se levar em conta que nem todas são úteis para tudo, nem todas modulam o sistema imunológico e nem todas revertem a diarreia. Alguns alimentos fermentados contêm probióticos como: chucrute, iogurte natural, kombucha, missô ou soja fermentada, kimchi, kefir, picles. Soro de leite coalhado.
Fontes consultadas: |
0 comentários :
Postar um comentário