Nudez na família

 

Oito coisas para saber sobre nudez e sua família

Ficar nu com seus filhos.


Acredito que a nudez deve ser tratada como algo natural, mas normal. Os pais se sentirão confortáveis ​​com diferentes graus de nudez, dependendo de sua  própria formação e imagem corporal . Algumas famílias se sentem confortáveis ​​tomando banho ou visitando saunas juntas. Outros podem se sentir mais confortáveis ​​apenas estando nus perto de pessoas do mesmo sexo . Outros pais ainda podem relutar em se despir na frente de uma criança, muito menos em manter uma conversa nus. Mas lembre-se de que suas atitudes em relação à nudez irão moldar o futuro de seu filho de várias maneiras.  

As crianças têm uma curiosidade natural pela nudez. Ficar nu perto de seus filhos - seja ocasionalmente ou regularmente - pode ensiná-los como é um corpo adulto “normal”. Demonstrar conforto e respeito por seu corpo pode se tornar a base para uma imagem corporal saudável à medida que seu filho cresce e experimenta as mudanças da adolescência .   

  

Aqui estão algumas dicas para lidar com a nudez em sua família.  

  1. Seja explícito sobre o fato de que existem diferentes regras culturais em relação à nudez. A forma como a nudez é tratada varia entre as culturas e até mesmo entre as famílias. Em algumas comunidades do norte da Europa, famílias inteiras fazem banhos quentes juntas, nuas. Na Alemanha, algumas piscinas públicas permitem que as crianças nadem nuas até os 6 anos; os adultos podem frequentemente despir-se nas praias ou parques. Em outros lugares, entretanto, encontramos inúmeras restrições sobre quando alguém pode se despir e na frente de quem. Explicar essas diferenças às crianças irá ajudá-las a desenvolver uma compreensão do comportamento apropriado em seu próprio contexto cultural, bem como a capacidade de evitar julgamentos quando confrontadas com costumes ou crenças diferentes.  
  2. Seja explícito sobre as regras situacionais à medida que elas entram em jogo. Estar nu é normal em algumas situações e impróprio em outras, mesmo dentro de sua própria família. Quando as crianças são pequenas, elas não desenvolveram um senso de modéstia baseado em prescrições culturais e não se importam com quem as vê nuas. Eventualmente, porém, eles precisarão gerenciar a exibição de seu corpo da maneira esperada, e os pais podem ajudar os filhos a aprender a fazer isso sem incutir um sentimento de vergonhaDurante os primeiros anos, eles podem ter a oportunidade de vê-lo nu. Você pode querer tomar banho juntos, pois eles precisarão de ajuda de qualquer maneira. Solicite privacidade quando quiser, no entanto, como ao usar o banheiro. As crianças também devem aprender que a nudez deixará as pessoas desconfortáveis ​​em algumas situações, como na presença de visitantes. A nudez será natural e esperada em alguns lugares, como no banheiro ou no quarto ao se trocar, mas fora do lugar na cozinha.  
  3. Defina padrões e expectativas desde o início. A nudez de sexo oposto dentro da família não é inaceitável ou traumatizante se ocorrer cedo e em contextos apropriados, por exemplo. Para homens ou gays criando filhas nos Estados Unidos, por exemplo, a nudez não será chocante se for tratada como normal durante os primeiros anos. O mesmo vale para irmãos do sexo oposto (embora deva ser tomado cuidado desde o início para ensiná-los a respeitar limites mais rígidos quando seus amigos estão presentes em casa).   
  4. Não há problema em comparar corpos educadamente e fazer perguntas. Desenvolva uma sensação de facilidade e conforto com seu próprio corpo e ao responder a perguntas. Seus filhos vão olhar para o seu corpo, comparando-o com o deles ou com o corpo do seu parceiro. Eles podem fazer perguntas sobre seios, pênis ou pelos pubianos, e os pais devem responder com fatos (os seios fornecem leite para os bebês, os cabelos fornecem proteção refrescante, porque os corpos dos adultos são mais quentes, etc.). Esse processo também ensina às crianças quando é aceitável olhar para o corpo de outras pessoas e que tipos de comentários podem ser feitos.
  5. Use a nudez como um momento de ensino. Ensine a seu filho os nomes corretos para cada parte do corpo - pênis, vagina, vulva, seios, nádegas, etc. Aprender as palavras corretas ajudará na compreensão da anatomia e reduzirá a confusão. Isso também manterá seu filho mais seguro. Se uma criança aprende a diferenciar as partes do corpo, ela também será capaz de diferenciar entre toques apropriados e inadequados. Um toque acidental nas nádegas durante uma brincadeira é muito diferente de alguém que tenta tocar a vulva - mas se toda essa área for chamada de "bumbum", a criança terá dificuldade em interpretar e se comunicar sobre o comportamento dos outros. Com crianças mais velhas, a nudez também pode desencadear conversas sobre as mudanças esperadas durante a adolescência.
  6. Mantenha o erotismo fora de cena. Estar nu, mesmo com a presença de um parceiro, não significa que não haja problema em ser sexualmente expressivo. Não esfregue ou toque um parceiro de maneiras sexualmente explícitas, pois isso pode confundir uma criança pequena.
  7. Siga o exemplo da criança. Na adolescência, a autoconsciência sobre a nudez geralmente se desenvolve independentemente de como a criança foi criada. Alguns adolescentes podem querer acompanhar os pais nus até a sauna seca ou nadar nus com a família - outros não, mesmo que estivessem bem com isso no passado. Respeite essas decisões e use dicas para determinar seu nível de conforto, mesmo que nada seja declarado diretamente. Algumas crianças podem se sentir desconfortáveis ​​com a própria nudez ou com a sua nos primeiros anos também. Honrar os sentimentos de uma criança mais nova pode ser feito de maneiras positivas em relação ao sexo: por exemplo, obedecer a pedidos para tomar banho separadamente em uma certa idade, mas não esconder sua nudez em seu próprio quarto ou banheiro.
  8. Cultive atitudes para toda a vida. O conforto com o corpo nu se traduz em comportamentos saudáveis ​​mais tarde na vida. Confiança , autoestima e imagem corporal estão interligadas. Seu filho está observando como você reage às mudanças em sua aparência ou saúde, como você lida com o envelhecimento e como você é influenciado por ideais culturais de beleza, masculinidade ou feminilidade. Observe se você se critica na frente de seu filho. Mesmo se você não tiver auto-estima, não precisa necessariamente passar isso adiante. Quando for apropriado, fale sobre as diferenças entre os corpos que você vê nas revistas ou na televisão e o corpo que você tem. Enquadrar comportamentos como dieta em termos de saúde e não apenas de aparência.

CONVERSAÇÃO

0 comentários :

Postar um comentário

LEIA MAIS

Voltar
ao topo