Encontro de Naturistas em São José dos Campos

imagem: Wikihow

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, setenta naturistas da NatVale aproximadamente, oriundos de varias cidades, estarão reunidos em São José dos Campos no encontro NatVale Encantado para confraternização, rever os amigos e reunião que definirá encontros e as ações de 2020 necessárias para divulgação e ampliação do movimento no Vale Paraíba e Litoral Norte, entre elas o projeto para definição de praia naturista no Litoral Norte de São Paulo.

Associação de Naturistas do Vale do Paraíba & Litoral Norte - NatVale com 372 associados se constituiu a 3 anos para defender interesses dos naturistas da região, já o movimento naturista no Brasil é unificado pela   FBrN - Federação Brasileira de Naturismo, e no Vale Paraíba há diversos espaços para práticas entre eles os reconhecidos pela FBrN, a Pousada Mirante do Paraíso em Igaratá e o Rincão Naturista em Guaratinguetá
Recentemente a Comissão de Constituição de Justiça do Senado Federal (CCJ) aprovou projeto que regulamenta em âmbito nacional a prática do naturismo. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 64/2018 cria regras gerais para a prática do naturismo e deixa a cargo de cada estado ou município a determinação de normas específicas. 
As autoridades municipais poderão condicionar a licença a determinados limites de área e períodos do ano e deverá ser instalada sinalização para identificar os locais destinados aos adeptos do naturismo nas vias públicas de circulação de veículos, nos locais de travessia de pedestres e nos limites da extensão das referidas áreas.
O movimento naturista difunde o convívio social despido, sem roupa como veio ao mundo para maior integração com outros e harmonia com a natureza.
Para os praticantes do naturismo a nudez em si não fere e nem assusta, não deve ser delineada de forma erótica ou provocativa, pelo contrário, a filosofia prega a visão natural e inocente do corpo nu. 
O naturismo entende o nu como o estado natural do humano, estar vestido sem necessidade de proteção contra intempéries ou segurança física do corpo é uma corrupção feita pela limitações dos costumes.  
As marcas deixadas pelo tempo no corpo que lhe confere atributos físicos e estéticos, são apenas registro da história, não deve causar vergonha do que somos ou valorizar o corpo além do que ele é. Naturismo é para todos os tipos de pessoas, inclusive para os com defeitos físicos, a ideia erótica que a publicidade ostenta da nudez não condiz com a realidade das pessoas carne e osso inclusive dos modelos retratados.
Voltar a conviver socialmente despido em momentos de ludicidade reintegra o ser humano no conjunto da natureza e lhe traz segurança na autoestima.
O Naturismo é um movimento social, uma ideologia e ao mesmo tempo uma prática, sem a prática de estar reunidos com os amigos naturistas, este movimento e esta ideologia não poderiam existir. Não é possível ser naturista sozinho. Estar sem roupa sozinho em casa não basta para definir o naturista
Embora a nudez social permaneça sendo o seu aspecto mais visível, os naturistas procuram inseri-lo no contexto mais amplo. É aconselhável evitar excessos alimentares, fazer algo para reduzir o consumo, preservar a natureza e procurar reservar tempo para meditar, não violência, não ter comportamento sexual ostensivo, não fazer uso de drogas ou se embriagar são pontos claramente impostos pelo Código de Conduta  da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN).

Leia também:


CONVERSAÇÃO

0 comentários :

Postar um comentário

LEIA MAIS

Voltar
ao topo