21 de fevereiro Dia do Naturismo



“Um nudista é uma pessoa que acredita que a indumentária não é necessária à moralidade do corpo humano. Não concebe que o corpo humano tenha partes indecentes que se precisem esconder”.
Luz Del Fuego

Comemoramos no dia 21 de fevereiro O Dia do Naturismo, nascimento de Dora Vivacqua, quinta filha de Etelvina e Antonio Vivacqua, mais tarde, a decidida garota resolve adotar como artístico de  LUZ DEL FUEGO, Trabalhou como   enquanto a sociedade via com maus olhos os artistas

“A bailarina do povo” foi feminista” antes do feminismo chegar ao Brasil,  defendia o publico LGBT antes do termo existir, foi contra a repressão política durante regimes autoritários, foi idealizadora e promotora do Naturismo quando nem havia ainda Organizações Internacionais de Naturismo, por isto  é reverenciado por todos naturistas brasileiros. 

Luz foi ousada e revolucionária, sempre primando por princípios éticos e morais, adepta da alimentação vegetariana, não fumava, nem ingeria bebidas alcoólicas..Foi uma daquelas pessoas que estavam além do seu tempo.

Através de uma concessão da Marinha, obteve licença para viver na ilha Tapuama de Dentro, na Baia da Guanabara-RJ, que foi por ela rebatizada como ‘Ilha do Sol’ e onde fundou o primeiro Clube Naturista do Brasil, o ‘Clube Naturista Brasileiro’, ninguém entrava na Ilha do Sol de roupas que eram deixadas no píer onde atracavam os barcos.

Foi visitada por muitos famosos, mas quem recusava a ficar nu era barrado como atrizes Jayne Mansfield, de grande sucesso em Hollywood na época que  barrada por não querer aderir ao naturismo.

Em 1955 a INF-FNI – Federação Internacional de Naturismo reconheceu oficialmente o surgimento do movimento naturista no Brasil adicionando a Ilha do Sol e o Clube Naturista Brasileiro como um de seus afiliados.tornado o Brasil um dos mas antigos  membros da INF-FNI.

Apesar da popularidade sofreu  dificuldades financeiras em seus últimos anos de vida.
Em 19 de julho de 1967 ,morre Luz Del Fuego, assassinada na Ilha do Sol Luz del Fuego foi assassinada, juntamente com o seu caseiro, por dois e dois pescadores

Luz  torna-se  mito, uma lenda, uma heroína, matriarca do naturismo!
Comemoramos no dia de seu aniversário como ‘Dia Nacional do Naturismo’.






CONVERSAÇÃO

0 comentários :

Postar um comentário

LEIA MAIS

Voltar
ao topo