O que é Naturismo e quais são os benefícios da prática naturista

Naturismo é uma filosofia e um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que promove a auto-estima, o respeito próprio, pelo próximo e pelo meio ambiente. A aceitação plena do ser humano pleno inclui seus aspectos biológico, psicológico, social e espiritual e se expressa pela vivência da nudez social e de relações sociais igualmente despidas de preconceitos, malícia e prejulgamentos. Naturismo não é portanto o simples ato de despir-se das roupas, mas de despir-se das máscaras sociais e aceitar o próximo em sua plenitude, mantendo o respeito, o espírito fraternal e a harmonia com o meio.

Os benefícios da vivência naturista

O naturismo faz bem às pessoas: promove o aumento da auto-aceitação e da auto-estima. Ao despir-se das máscaras sociais – das quais as roupas são o símbolo mais poderoso e característico – a primeira pessoa com quem entramos em contato é com quem somos. Junto com os panos, guardamos na mochila a ansiedade pela aprovação estética e a obrigação de desempenhar qualquer outro papel social que não o de sermos nós mesmos, sem nenhum pudor por nossa humanidade.

O naturismo faz bem à sociedade: promove o aumento da qualidade das relações sociais. Pessoas despidas de máscaras sociais encontram umas nas outras uma disposição muito maior para o diálogo amigável e para a construção de novas amizades. Este é o mais curioso dos efeitos naturistas, ainda não totalmente explicado pela ciência mas perfeitamente sensível em qualquer ambiente naturista.

O naturismo faz bem ao meio ambiente: promove o aumento da sensibilidade e da capacidade de usufruir das belezas naturais. Tomar um banho de mar ou de açude, deitar-se ao sol ou simplesmente olhar em volta e apreciar o verde da paisagem e o sorriso dos amigos torna-se muito mais prazeroso e traz muito maior contentamento quando nos sentimos em harmonia com o meio, e este é um dos mais belos presentes do naturismo.

Naturismo é saúde integral para todos

A liberdade de movimentos, o conforto, a higiene, a redução do estresse, tudo isso é estimulado no ambiente naturista e promove a saúde em todos os níveis: mental, físico, social, espiritual, ambiental.

Crianças que crescem em ambientes naturistas desenvolvem na adolescência uma sexualidade saudável, livre de fetiches e de curiosidades mórbidas. Adolescentes que frequentam ambientes naturistas lidam com maior tranqüilidade com as alterações corporais da puberdade. Adultos naturistas se afastam do estresse mesmerizante da rotina urbana. Idosos naturistas se mantém mais ativos e saudáveis, o que contribui para maior lucidez e longevidade.

O naturismo faz bem para o corpo, a mente e o espírito das pessoas de todas as idades, sem qualquer contra-indicação, independentemente de sexo, raça, crença, classe social ou de qualquer outra suposta divisão entre os seres humanos.

Postado originalmente no blog Chupando o Tao da Barraca em julho de 2007.


Laia também:

QUEM SOMOS!

CONVERSAÇÃO

0 comentários :

Postar um comentário

LEIA MAIS

Voltar
ao topo