Preservada e escondida, Praia da Galheta recebe adeptos do naturismo

A praia é um ótimo destino para quem curte o contato puro com o meio ambiente

publicado originalmente no site NSC Total

Areia branca e fina costuma estar livre de lixo na praia da GalhetaAreia branca e fina costuma estar livre de lixo na praia da Galheta(Foto: Divulgação)

Na Praia da Galheta, em Florianópolis, ficar pelado é apenas um detalhe. Conhecida por muitos como uma "praia de nudismo", o pequeno trecho entre as movimentadas praias Mole e da Barra da Lagoa é, na verdade, um espaço para a prática de naturismo onde o uso de roupas é opcional. Por isso, é comum ver muitos curiosos, que vão ali apenas para dar uma espiadinha e poucos banhistas que ficam, digamos, "mais à vontade".

> Confira dicas para encarar as  trilhas de Santa Catarina

Os naturistas atuam na Galheta há mais de 20 anos, desde a década de 1980. O movimento, no entanto, é muito mais do que simplesmente "ficar pelado". Além disso, o contato com a natureza e o compromisso com a preservação são pontos importantes para o estilo de vida naturista. Outra praia onde o naturismo é praticado em Santa Catarina é a do Pinho, em Balneário Camboriú.

> Oito coisas que um leigo precisa saber sobre o naturismo na Praia do Pinho

Na praia da Galheta a apreciação da natureza não é uma tarefa nada difícil. A água do mar é límpida e a faixa de 950 metros de areia branca e fina costuma estar livre de lixo e com poucas sombrinhas e apetrechos. Apesar de não ter qualquer infraestrutura de bares, restaurantes ou estradas, quando bater a fome ou a vontade de ir ao banheiro, é só dar uma corridinha até a Mole, que fica ali do lado - o acesso à Galheta só é possível através de uma trilha de 300 metros a partir da costa norte da Praia Mole.

As ondas da Galheta são boas, e atraem muitos surfistas. As grandes pedras arredondadas e lisas que limitam a praia formam uma moldura que vai bem com a Mata Atlântica ao fundo.

Como chegar na praia da Galheta, em Florianópolis

De carro

Primeiro é preciso chegar até a Praia Mole - partindo do Centro, siga pela Beira-Mar Norte até o elevado do CIC e entre à esquerda na Avenida da Saudade. De lá, siga pela Rodovia Admar Gonzaga no bairro Itacorubi, até a Lagoa. Siga pela Avenida das Rendeiras até o acesso à Praia Mole, à esquerda. No final da Praia Mole, depois de um aglomerado de grandes pedras lisas e arredondadas, sai uma trilha de 300 metros que leva à Praia da Galheta.

> Sete motivos para visitar a Ilha de Porto Belo

De ônibus

No terminal do centro (TICEN) ou do terminal da Trindade (TITRI), pegue a linha Lagoa da Conceição até o terminal da Lagoa (TILAG). No TILAG, pegue a linha Barra da Lagoa, mas desça no início da Estrada da Barra da Lagoa, na Praia Mole. No final da Praia Mole, depois de um aglomerado de grandes pedras lisas e arredondadas, sai uma trilha de 300 metros que leva à Praia da Galheta.


CONVERSAÇÃO

0 comentários :

Postar um comentário

LEIA MAIS

Voltar
ao topo