22 de março Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é um dia para aumentar a conscientização sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos. Instituído pelas Nações Unidas desde 1992, é comemorado em 22 de março.
Mais de 80% das águas residuais de residências, cidades, indústria e agricultura são despejadas na natureza sem qualquer descontaminação
Pelo menos 1,8 bilhão de pessoas em todo o mundo usam uma fonte de água potável contaminada com matéria fecal
Em 2050, pelo menos uma em cada quatro pessoas provavelmente viverá em um país afetado por escassez crônica ou frequente de água
Os danos ambientais, associados às mudanças climáticas, estão na raiz das crises relacionadas à água que vemos em todo o mundo. Inundações, secas e poluição da água são agravadas pela degradação da vegetação, solos, rios e lagos.
Quando negligenciamos nossos ecossistemas, é mais difícil fornecer a todos a água de que precisamos para sobreviver e prosperar.
As soluções baseadas na natureza têm o potencial de resolver muitos dos nossos problemas de água. Precisamos fazer muito mais com infraestrutura “verde” e harmonizá-la com infraestrutura “cinza” sempre que possível. Plantar novas florestas, reconectar rios a várzeas e restaurar áreas úmidas reequilibra o ciclo da água e melhora a saúde humana e os meios de subsistência.
Para garantir o acesso de todos à água e ao saneamento e garantir a gestão sustentável dos recursos hídricos temos de nos conscientizar que devemos reduzir pela metade a proporção de águas residuais que não são processadas e aumentar drasticamente a reciclagem e reutilização segura da água em todo o mundo.
O Dia Mundial da Água é coordenado pela ONU-Água (o mecanismo de coordenação entre agências das Nações Unidas para todos os assuntos relacionados à água doce) em colaboração com governos e outros parceiros.
A relação do movimento naturistas com os movimentos ambientalistas ou movimento ecológicos, até o presente momento consistia em a ações de alguns naturistas e associações que tem nesta ação o apoio sistemático dos adeptos do naturismo.
O XVII Congrenat realizado, 20 e 21 de março de 2021, aprovou como politica interna a convocação das associações filiadas à FBrN ao engajamento em espaços de defesa do meio ambiente como, Comissões, Conselhos regionais de defesa do meio ambiente e Áreas de Proteção Ambiental - APAs.
A decisão do XVII Congrenat de convocar os adeptos do naturismo e simpatizantes a avançar para a ação de participação efetiva, indo além da preocupação transversal do discurso educativo de proteção ambiental e a mudança pessoal de hábitos.
No período de dois anos que antecede o próximo Congrenat uma comissão ainda a ser montada, definirá política a ser incorporada ao planejamento da associações naturistas, para proporcionar o efetivo engajamento do Movimento Naturista em ações de preservação do meio ambiente, delineando, ações de curto, médio e longo prazo, constando princípios, objetivos, metodologia, e definição de recursos.

CONVERSAÇÃO

0 comentários :

Postar um comentário

LEIA MAIS

Voltar
ao topo