Praia da Lagoa - Ubatuba


A Praia da Lagoa  tornou-se a preferida aos praticantes do naturismo devido este isolamento. A Praia da Lagoa faz parte da Trilha do Saco das Bananas, tem o formato de “ferradura”, é de tombo, não abrigada e suscetível a mudanças bruscas de marés, já que está de frente para o mar aberto. Possui areia branca, grossa e com muitas conchas, e seu nome deve-se à existência de uma enorme lagoa no lado esquerdo da praia.
Está em área de proteção ambiental, não sendo permitido instalações comerciais, por isto tudo que for consumir deve se levado e todo lixo gerado e o lixo outros desavisados  deve ser trazido de volta.

É possível chegar bem próximo a Praia da Lagoa de carro, partindo da Praia da Ponta Aguda, por uma estradinha estreita, recomendada para carros com tração 4×4, deixando o veículo no final da estrada, seguindo a pé por mais cinco minutos até a praia. Outra forma de chegar a Praia da Lagoa é por trilha, com cerca de 600 metros, que se inicia no canto esquerdo da Praia Mansa.
Outra  opção é deixar os carros (que não são 4x4), estacionados na antiga pousada e caminhar 1km  na estrada  antes de entrar na trilha de acesso a praia.
As águas da Praia da Lagoa, são por vezes verde-claras, por vezes azuis e o estrondo das ondas, é um espetáculo a parte.
A mata que protege a frente da praia, respeita o repouso intacto do jundu. O mar é mais agitado em seu canto direito, as espumas levantam-se por conta das ondas estourando nas pedras, e causam um atrativo diferenciado.
No canto esquerdo da Praia da Lagoa, o mar é mais calmo e tem uma particularidade, uma enorme lagoa de água doce, que se forma imponente e maravilhosa, separada do mar apenas por uma faixa de areia de três ou quatro metros. Nesta lagoa é possível observar tartarugas marinhas e espécies raras de peixes e aves, por exemplo como o Carapicu (Eucinostomus gula), um tipo de peixe parecido ao lambari, mas que também vive em água salgada.
A lagoa transforma-se numa piscina  ideal para as crianças, tirar o sal do corpo e descansar em período de sol mais intenso.
Lindo também é a vegetação que cobre a lateral do caminho até a Praia da Lagoa, são jardins de bromélias (bromelia ceae) e caraguatás (Bromelia pinguin), sendo fácil ver pegadas de aves e animais em busca de sombra, água e frutas como o araçá e o maracujá.


leia também: 

Praia da Lagoa - Ubatuba

Quem somos! <=Inscrição na Associação NatVale


Reflexão sobre o naturismo 

NATAL NATURISTA NATVALE 2019

CONVERSATION

1 comentários :

  1. Agradeço pela atenção e me sinto honrado em participar do NatVale. Curto o Naturismo e me coloco a disposição para mais esclarecimentos.

    ResponderExcluir

LEIA MAIS

Voltar
ao topo