Carnaval em homenagem a pioneira do naturismo


Somos todos Luz Del Fuego

Nossa festa de carnaval terá como tema Luz Del Fuego. Luz será homenageada com a nossa nudez, pinturas corporais e fantasias. Tal como era na Ilha do Sol de Luz Del Fuego a nudez total será obrigatória. Os bailes de Carnaval na Ilha do Sol eram famosos, causando grande polêmica na imprensa e na sociedade conservadora da época.

Vamos conhecer Luz Del Fuego

Luz Del Fuego nasceu Dora Vivacqua a 21 de fevereiro, quarta feira de Carnaval de 1917 em Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo em uma família rica descendente de imigrantes italianos.

Somente aos vinte e sete anos torna-se Luz Del Fuego, quando passa a se apresentar nos teatros, cinemas e circos. Dançou seminua com jiboias e logo tornou-se sucesso de bilheteria fazendo turnê em diversos países. Ao longo da carreira, também publicou livros e revistas.

Se ainda hoje as mulheres ao garantir seu lugar de fala ainda causam "mimimis" dos conservadores, imagine uma mulher da década de1940 defender temas libertários, como o direito das mulheres, direito dos homossexuais, das religiões espírita e de matriz africana, levantar a questão da fome no Brasil, o direito dos animais, o vegetarianismo e também querer que todos conheçam o naturismo. Esta mulher era uma vedete que dançava com cobras, naturista, atriz, escritora, piloto, paraquedista e feminista brasileira que conseguiu pautar estes assuntos na grande mídia e não poucas vezes foi tratada como exótica e louca. Imagine que se hoje há manifestações de misoginia e de preconceito contra as mulheres fortes e emponderadas, imagine os perrengues que passou esta mulher que estava além do seu tempo!?

Esta era Dorinha que ainda na infância se apaixona pelas cobras ao visitar o serpentário próximo a sua casa. Sobre sua relação com a natureza, escreveu: “Não necessita de grande poder de observação para notar a diferença entre uma pessoa criada no confinamento de quatro paredes e outra vivendo ao ar livre, respirando a plenos pulmões, cheirando a sol, exteriorizando saúde e vida por todos os poros; e nas atitudes, no olhar, deixando entrever uma felicidade inata, uma ventura, a razão da nossa vinda à objetivação humana.”

Dorinha foi para o Rio de Janeiro completar seu estudos após a morte do pai, e aos quinze anos (1933) escandalizou a família, entrando para uma equipe de circo, costurando fantasias curtas e usando apenas lenços como bustiê e calcinha para ir à praia, lembre-se que ainda era proibido usar maiô de duas peças e não existia biquíni que surgiu só após 1946.

Seu irmão, deputado, para evitar escândalo decide mandá-la de volta a Cachoeiro de Itapemirim, onde foi morar com uma irmã e o marido. Quando o cunhado passa a assediá-la e ao ser flagrado pela esposa, quem sofre as consequência é Dorinha que foi internada no Instituto Raul Soares por um período de dois meses em 1936 como esquizofrênica.

Após este episódio foi morar na fazenda de outro irmão, onde ao aparecer como Eva, usando apenas folhas e cobras-cipós nos punhos, isto a leva ser internada novamente na clínica psiquiátrica da Casa de Saúde Dr. Eiras, no Rio. Após intervenção do irmão Achiles, ela foi viver com outra irmã, Mariquinhas.

Completou o cientifico em 1940 no internato Imaculada Conceição, escreve Trágico Black-Out, um romance noir sobre abuso, prostituição e uma crítica ao conservadorismo. Anos depois, Dora termina o bacharelado em Ciências e Letras.

Inicia profissionalmente como atriz criando uma personagem inspirada nas sacerdotisas macedônicas e babilônicas que praticavam danças com cobras e escolheu para sua arte as jiboias por serem menos perigosas portanto mais fáceis treinar e as mantinham soltas em sua casa para desespero das visitas.

Em 1944 já como Luz Del Fuego estreia no circo Pavilhão Azul as peças Tentação de Eva e Lenda da Cobra Grande, as apresentações causaram grande burburinho e cobertura midiática, logo Luz era uma das vedetes mais conhecidas do país.

Em 1945 inicia sua turnê pelo Panamá, Uruguai e Argentina, no ano seguinte estreia o filme No Trampolim da Vida e apresenta-se nos Estados Unidos onde descobre o existencialismo e as colônias nudistas e torna-se adepta do naturismo decidindo implementá-lo no Brasil.

Já em em 1948 teoriza sobre o movimento naturista brasileiro no livro A Verdade Nua, onde escreve: "Um nudista é uma pessoa que acredita que a indumentária não é necessária à moralidade. Não concebe que o corpo humano tenha partes indecentes que se precisem esconder". Funda a revista “Naturalismo” que teve mais de vinte edições.

Retornou aos teatros em 1950 atraindo mais de 500 mil espectadores por mês. Estreia o filme Eva no Paraíso no Teatro Follies em Copacabana.

Nos anos seguintes realizou turnês pelo Norte, Nordeste e Sul do Brasil, pelos Estados Unidos, Europa e Egito. Além disso, foi capa da revista Life e protagonizou outros filmes .

Mas nem tudo é paraíso, suas atitudes lhe trouxeram várias acusações de atentado ao pudor e aos "bons costumes", trazendo multas e intimações. Algumas cidades passaram a proibir suas apresentações e para divulgar suas ideias libertárias radicalizou, apresentando-se completamente nua em carros abertos na Avenida Atlântica no Rio e no Viaduto do Chá em SP, foi presa e obrigada a se submeter a "exames de sanidade" diversas vezes.

Lançou-se na política, criando o Partido Naturalista Brasileiro, que tinha como slogan, "Menos roupa e mais pão!" que entre as propostas, estavam o fim de restrições ao espiritismo e religiões de matriz africana, a prática de nudismo em família, direito ao divórcio e medidas de proteção aos animais.

Obteve a concessão da Marinha em 1950, para ocupar a pequena ilha Tapuama de Dentro, na Baía de Guanabara, próxima a Paquetá e São Gonçalo, logo rebatizada de Ilha do Sol e foi lá que Luz fundou o Clube Naturalista Brasileiro, Em 1955 Federação Internacional de Naturismo (INF-FNI) reconheceu oficialmente o movimento naturista brasileiro iniciado por Luz e o primeiro clube naturista da América Latina. A Ilha do Sol atraiu personalidades do mundo inteiro, na Ilha os naturistas promoviam peças de teatro e filmes, esportes e banhos de mar.

Luz Del Fuego passou a morar definitivamente na ilha do Sol em 1960. Devido a proximidade de marginais passou a usar arma e por várias vezes queixou-se à polícia da visita de malfeitores à Ilha denunciando crimes na região, inclusive o assassinato de um pescador.

Em 19 de julho de 1967 desapareceu e jornais chegaram a dizer que era mais um golpe publicitário de Luz, mas infelizmente os corpos de Luz e do caseiro foram encontrados no mar duas semanas depois. As investigações revelaram que os assassinos foram dois homens que já haviam prestado serviço para ela e acreditavam que Luz guardava dinheiro na ilha. Os assassinos foram condenados a 31 anos de prisão.

Dia 21 de fevereiro, data de nascimento de Luz Del Fuego, Dorinha para os íntimos, é considerado o "Dia do Naturismo" no país. Os ideais naturistas de Luz Del Fuego renasce em cada nova associação que surge para defender e fazer crescer o movimento naturista no Brasil.

Festejamos o legado de Dorinha, a nossa Luz em todos carnavais naturistas.

" Quando se nasce, não se traz roupa sobre o corpo. As vestes são artifícios dos quais os homens se valem para encobrir coisas naturais"

                                                                                                                                    Luz Del Fuego

CONVERSAÇÃO

0 comentários :

Postar um comentário

LEIA MAIS

Voltar
ao topo