Encontro naturista com "estranhos" melhorar a auto-imagem corporal

Postado em PSYCHOLOGY TODAY

Uma nova pesquisa descobriu que a nudez social pode ajudar as pessoas a valorizarem seus corpos.

Naturismo  é uma prática - e às vezes um estilo de vida - que gira em torno da nudez pública não sexual. Como alguém que cresceu nos Estados Unidos, aprendi muito cedo na minha vida que isso era um tabu. Sempre que o nudismo era discutido ou retratado na mídia, era sempre o alvo da piada (trocadilho intencional). A impressão que tive foi que nenhuma pessoa “normal” faria isso e que ficar nu na frente de outras pessoas é errado, patológico e pervertido.

Fotografia: Brian Farrell


No entanto, pesquisas nos dizem que ficar nu com estranhos em um ambiente seguro provavelmente não é prejudicial. Na verdade, ao contrário de todas as suposições e estereótipos negativos sobre o nudismo, pode haver alguns benefícios nele.

Em um artigo recente publicado no Journal of Sex Research , pesquisadores procuraram entender como a socialização do nu está ligada à imagem corporal das pessoas . Passar um tempo nu pode melhorar a maneira como as pessoas se sentem em relação à sua aparência ou ajudá-las a apreciar mais o corpo?

Este artigo apresenta os resultados do primeiro ensaio clínico randomizado e controlado de nudez comunitária. Especificamente, 27 homens e 24 mulheres foram recrutados em Londres para um experimento em que “sairiam” com outras pessoas e, se desejassem, beberiam vinho.

Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Na condição de controle, foi dito aos participantes que “tudo o que você precisa fazer é se divertir na companhia dos outros participantes”. Na condição nua (experimental), os participantes foram instruídos a “(1) divirta-se na companhia dos outros participantes e (2) faça isso nus. Todos os participantes devem se despir para esta parte do experimento. ”

Observe que este estudo foi aprovado por um comitê de ética da universidade , a possibilidade de nudez foi mencionada no termo de consentimento livre e esclarecido e os participantes foram repetidamente informados de que tinham a opção de desistir a qualquer momento. Em outras palavras, as pessoas escolheram livremente participar deste estudo e não precisaram fazer nada que não estivessem confortáveis ​​para fazer.

Os participantes em ambas as condições foram ainda instruídos a criar um espaço seguro tratando todos os outros com “dignidade e respeito em todos os momentos” e foram informados de que comportamento ofensivo, impróprio e de assédio não seria tolerado.

Após o estudo, os participantes responderam a uma pesquisa que incluiu uma medida de apreciação corporal. Os participantes também completaram uma pesquisa de apreciação corporal antes da atividade de socialização para que os pesquisadores pudessem testar uma possível mudança nas respostas.


O que eles descobriram foi que, para os participantes nus, a imagem corporal era significativamente mais positiva no final do estudo do que no início. Para aqueles na condição de controle, não houve mudança significativa na imagem corporal.

Além disso, eles descobriram que a “ansiedade física social” (sentimentos de ansiedade sobre a maneira como os outros olham para o seu corpo) era menor para aqueles que estavam nus, e que isso explicava o aumento da imagem corporal relatado por esses participantes. o artigo continua após o anúncio


Em outras palavras, a nudez comunitária parecia fazer com que as pessoas se sentissem menos ansiosas sobre como os outros viam seus corpos, o que, por sua vez, as fazia apreciar ainda mais sua própria aparência.

Observe que este foi um pequeno estudo conduzido no Reino Unido com uma amostra quase toda de brancos, portanto, precisamos estar cientes das limitações. Portanto, não devemos supor que esses resultados necessariamente se generalizariam para outras pessoas e culturas. Além disso, é possível que este estudo tenha sido selecionado para aqueles que têm mais experiência com nudez pública ou mais disposição para experimentá-la em geral, de modo que podem não ser representativos da população em geral.

Dito isso, essas descobertas sugerem que a nudez comunitária - quando ocorre em um espaço seguro - tem o potencial de melhorar a imagem corporal. Este é um achado importante porque sabemos que a imagem corporal negativa está relacionada a uma série de resultados problemáticos, incluindo vários problemas de saúde mental (por exemplo: depressão, transtornos alimentares ), bem como dificuldades sexuais e de relacionamento (por exemplo, evitar sexo com o parceiro). As intervenções que melhoram a imagem corporal, portanto, têm o potencial de oferecer uma série de efeitos positivos a jusante, embora seja evidente que precisamos de mais pesquisas para demonstrar isso definitivamente.

Claro, isso não significa que a nudez comunitária seja a única maneira de melhorar a imagem corporal ou que a nudez seja necessariamente a melhor abordagem para todos. No entanto, para aqueles que estão abertos a experimentar, passar mais tempo pelado pode oferecer alguns benefícios psicológicos.

Referências:

West, K. (2020). Sinto-me melhor nu: a atividade comum de nudez aumenta a valorização do corpo ao reduzir a ansiedade física social. The Journal of Sex Research.

autor

Justin J. Lehmiller, Ph.D. , é pesquisador do The Kinsey Institute da Indiana University.

CONVERSAÇÃO

0 comentários :

Postar um comentário

LEIA MAIS

Voltar
ao topo