Body Painting Day (dia da pintura corporal)

EM 2007, Andy Golub pintou corpos nas ruas de Nova York em centenas de ocasiões com a ajuda de muitas pessoas da comunidade naturista e de coletivos de Body Painting. Com estes parceiros organizou o primeiro Body Painting Day no terceiro domingo de julho de 2016.

O Bodypainting Day logo se expandiu para Amsterdã, Bruxelas e San Francisco e hoje já é realizado em várias partes do mundo mantendo a data do terceiro domingo de julho para o Painting Day Internacional.

Bodypaint nos encontros naturistas

A pintura corporal no naturismo vem para acrescentar às atividades recreativas nos eventos naturistas de várias associações. A brincadeira ajuda a desenvolver maior consciência corporal, manter o amor pelo próprio corpo, contato corporal com o outro e dá um aspecto muito divertido à nudez.

Para começar a fazer body paint não precisa saber pintar ou desenhar, apenas permita-se divertir e explorar. Seja criativo, artístico ou apenas por diversão pinte flores, coração, estrela, paisagem, formas abstratas, roupas falsas!

As Tintas utilizadas são: 

Pancake:. Sua apresentação é em pó para maquiagem artística, tipo pó compacto, para o rosto ou corporal a seco. Ideal para pintura e acabamento de sombras em maquiagens diversas. É indicado para ser usado para cores sombreadas se aplicado seco, ou para cores sólidas se aplicado com esponja úmida.

Clown: apresentado como uma pasta ou tinta cremosa, aplicado com pincel para detalhes, esponja de látex, pincel para base ou esponja de espuma. Mais resistente que o pancake, é indicado para maquiagens que devem durar mais tempo e para áreas de grande atrito. A aplicação é prática e deve ser feita aos poucos para garantir uma cobertura uniforme e para dar acabamento, uso de pó translúcido para dar fixação e maior durabilidade.

Tinta Corporal ou para pintura de rosto: Há tantas no mercado e em todos os efeitos possíveis – metalizadas, neon, cores básicas, etc. – e de fácil aplicação. São tintas a base d’água e a base de álcool. A base d’água normalmente é indicado para crianças, pessoas com pele mais sensível, pessoas que suam pouco ou para trabalhos com duração menor. A base de álcool é indicado para pinturas de alta durabilidade (até 72 horas), não saem com suor, cloro, não mancham e tem acabamento uniforme quando bem aplicado. Contudo, é sempre importante fazer o teste de sensibilidade.

Guache: Os fabricantes deixam explícito que o guache e outras tinta que não seja específica para pele, não devem serem aplicadas na pele.Mesmo assim muitos usam por ser uma solução de baixo custo. neste caso aconselhamos que teste nas dobras do braços, horas de antecedência, um pequena quantidade para verificar se a pele do modelo não sofre irritação.

A Maquiagem ou tinta corporal pode ser aplicada com pincéis, esponjas ou aerógrafo. Sempre que possível, utilize um aerógrafo (pistola de ar comprimido) pois a assim ficará sem marcas de pincel, distribui bem a tinta, evita desperdício de material e é rápido. Use esponjas para cobrir facilmente todo o corpo, pincéis ou lápis de maquiagem para detalhes. Busque na internet técnicas que poderão ajudar a expressar melhor sua criatividade. Não há dúvida que encontrará muitas telas em um encontro naturistas para praticar. .

Considerar o corpo como suporte da arte pictórica tem um lado prático e divertido, você pode fazer o que quiser, se não gostar é só limpar e fazer de novo. Podemos pintar a pele de uma maneira particularmente festiva, escrever uma mensagem ou criar "ornamentos" mais elaborados para participação da festa

Body Painting (breve história)

As manifestações de Pintura corporal religiosas e artísticas acompanham o ser humano desde os seus primórdios, e são utilizadas nos dias atuais em diversas civilizações de diferentes lugares do planetas.

Body Painting é a manifestação artística onde o corpo constitui um suporte para a expressão de uma pintura temporária, o que diferencia da tatuagem e outras formas de intervenção corporal em que a arte na pele é permanente.

O body paint dura horas ou algumas vezes até duas semanas (no caso de mehndi ou "tatuagens de henna"). Diferencia também da “pintura de rosto” devido à grande área coberta, cobrindo as vezes o corpo inteiro.

Nosso precursores indígenas  

Indígenas da “terrae brasilis” tem a pintura corporal como expressão de grande importância e a utilizam em diversas manifestações culturais de sua sociedade. Pintam seus corpos como forma de exercer sua espiritualidade e senso de coletividade. São as mulheres geralmente que pintam os corpos, cujos desenhos carregam valor simbólico. Geralmente, as pinturas são feitas para serem usadas em momentos de celebrações e rituais, seja de luto, casamentos, caça, preparações para a guerra ou cura de doenças.


Entre os povos indígenas brasileiro há diversas maneiras de adornar o corpo visando retratar o momento ou um sentimento específico de acordo com o gênero e a idade, pode também indicar os grupos sociais, a função de cada indivíduo na tribo, mas também ajuda na proteção dos raios solares e o uso de padrões listrados pode reduzir a incidência de insetos picadores.

As tintas usadas pelos indígenas são naturais. O jenipapo é o fruto mais utilizada usado para escurecer a pele, enquanto o urucum faz o tom vermelho, já o branco é conseguido através da tabatinga. também são usados, babaçu, açafrão carvão e cinzas.

A aplicação desses pigmentos é feita utilizando vários instrumentos, como varetas, madeiras, pedaços de algodão, pincéis variados e as mãos

É preocupante constatar que a expressão artística mais intensa dos índios e de valor inestimável vem sendo esquecida vertiginosamente pela assimilação dos costumes de não índios. Muitas tribos não realizam mais a pintura corporal, empregando os padrões somente em peças de cerâmicas e artesanato para vender aos turistas.

Pintura corporal também é tradição entre os indígenas australianos, africanos e sudeste da Ásia, Nova Zelândia e nas ilhas do Pacífico.

A cultura hindu utiliza a pintura corporal, nos casamentos, em que as noivas são pintadas por todo o corpo com desenhos decorativos que representam sorte, rompimento com a antiga família e para exibir a condição da mulher casada, um sinal vermelho no centro das sobrancelhas.

Quando uma mulher hindu se casa, ela passa a fazer parte da família de seu marido, e deixa de ser integrante de sua família biológica, e as pinturas são como uma representação desse ritual de passagem.

A pintura hindu corporal também se manifesta em festivais religiosos como Angal Amman, onde muitos se pintam representando deidades

Body Painting entre os têxteis

A pintura corporal nem sempre é no corpo totalmente nu, mas pode envolver partes do corpo exibidas em corpos vestidos. Houve um renascimento da pintura corporal na sociedade ocidental na década de 1960, em parte motivada pela liberalização dos costumes sociais em relação à nudez. Na década de 90, a Mehndi (pintura de Henna) se tornou popular no mundo ocidental.

Às vezes, a pintura corporal é usada como um método de chamar a atenção em protestos políticos.

No carnaval virou febre e já ocupa os bailes e avenidas de todo o Brasil, como uma fantasia original e barata para curtir o Carnaval em grande estilo.

Vítimas do câncer procuram através Body Painting a aceitação do corpo. As mulheres que tiveram de fazer mastectomia, usam da técnica para ter mais força e motivação, mostrando que suas histórias são lindas e venceram a doença.

Muitas terapias holísticas e fotógrafos aplicam a técnica em gestantes para fortalecer laços com a família e o nascituro, ter uma lembrança da gestação e divulgar este momento único.

O Body Painting invadiu as universidades como uma ferramenta para o ensino de anatomia, tornando cada vez mais popular como uma forma divertida de difundir o conhecimento e melhorar o contexto acadêmico formal da disciplina, fazendo uso menor de peças de cadáveres.

Muitos artistas, designer de maquiagem estão bombando nas redes sociais com trabalhos de pintura corporal. Alguns dos trabalhos levam horas para ficarem prontos e realmente traduzem com fidelidade o visual de personagens de HQs, super-heróis e games entre outros

CONVERSATION

1 comentários :

LEIA MAIS

Voltar
ao topo