No Brasil, naturismo surgiu com a atriz Dora Vivacqua

NATURISMO

O TEMPO 19/05/08 - 17h48
Enviar por e-mail
Imprimir
Liberdade. Casal aproveita para namorar peladão na praia em frente ao Hidden Beach Resort
Foto: Adriana Zehbrauskas/The New York Times
O naturismo surgiu na Alemanha no início do século XX. No Brasil, tudo começou quando a atriz e feminista Dora Vivacqua, mais conhecida como Luz Del Fuego, criou o Clube Naturista Brasileiro, no Rio de Janeiro, em 1954.

Na década de 80, o movimento ganhou força e seus adeptos começaram a freqüentar praias ‘na raça’ mesmo. Só em 1986 os naturistas conseguiram que a praia do Pinho, em Balneário Camboriú (SC), fosse oficializada para a prática do nudismo.

Atualmente, 30 mil pessoas são ligadas à Federação Brasileira de Naturismo. Estima-se que 400 mil pessoas freqüentem as praias.

Há poucos anos, uma mulher usando biquínis em uma praia era atração. Depois veio o fio-dental, que fez o biquíni virar "coisa da vovó". Porém, sempre existiram aqueles que não resistiam à vontade de sentir toda a liberdade e tiravam as roupas. Eles eram chamados de naturistas.

Aos poucos, os naturistas foram tomando praias desertos, formando clubes e estabelecendo regras aos freqüentadores, até que tivessem reconhecimento oficial. Os freqüentadores da praia do Pinho foram os primeiros a conseguir a liberação oficial para tirar a roupa, em 1988.

CONVERSAÇÃO

0 comentários :

Postar um comentário

LEIA MAIS

Voltar
ao topo