NATURISMO É MOVIMENTO DE LIBERDADE!

foto: Alline Figueiredo

Naturismo é a filosofia na qual pessoas acreditam que há benefícios de estarem e viverem nuas. As práticas do naturismo abrangem o cuidado com a natureza e o meio-ambiente, a atividade física, a busca de alimentação saudável, fazer amizades  e vida mais simples.

O que atrai a maioria das pessoas ao naturismo é o sentimento de liberdade e o bem-estar propiciado por libertar-se das roupas, levando-as a ficarem mais relaxadas. Os naturistas se sentem menos inibidos quando ficam sem roupas, e não tanto quando estão vestidos. 

No ambiente naturista, as barreiras sociais tendem a cair, pois sem a identificação através “uniformes”, as pessoas são reduzidas a seus estados mais puros e reais de carne e osso, libertam o seu “verdadeiro eu” que as roupas subjugaram e esconderam. Viver o estilo de vida naturista o faz ser honesto consigo mesmo, ter maior consciência corporal e faz buscar maior empenho para ser saudável.

Não espere encontrar os espaço naturistas repletos de modelos de beleza, pois esta certamente não é a realidade. O modelo de corpo vendido pela mídia não é o objetivo deste estilo de vida e naturistas são pessoas com todas as variedades de formas e tamanhos de corpos, que aceitam os semelhantes como seres completos e que têm o direito de se sentirem confortáveis em sua própria pele e corpo tal como são.

O naturismo nada tem a ver com sexo, é um estilo de vida familiar e/ou pessoal onde o comportamento sexualmente ostensivo, bem como práticas de caráter sexual ou obscenas, em espaço naturistas, é falta grave prevista nas Normas Éticas do Naturismo Brasileiro, punível com a expulsão do movimento. 

A Associação Naturistas do Vale Paraíba e Litoral Norte - NatVale tem o objetivo de divulgar a nudez social em reuniões familiares e de amigos e o direito de estar nu.

A nossa missão é mostrar que não há nada de errado com a nudez. Por isso promovemos palestras e debates para expor as questões ligadas a este tema do ponto de vista legal, religioso, moral. Assim, as pessoas podem tirar suas dúvidas, aceitar aqueles que querem estar e viver nus, tem de ser respeitados neste direito, pois o direito natural antecede o direito legal.

Nossos princípios são: O respeito a tod@s e ao meio ambiente; A economia de recursos; A liberdade (não ser escravo de nada); O tempo para cuidar de si mesmo; A convivência entre amigos naturistas.

Divulgamos os locais disponíveis (praias naturista oficiais, clubes, eventos, pousadas) para quem segue ou deseja seguir este estilo de vida. Para aqueles que querem viver a experiência do naturismo promovemos eventos naturistas com o menor custo possível em espaços privados ou públicos, onde famílias e amigos possam despir-se de suas inibições, curtam a natureza e interajam sem malícia.

Ao construir uma melhor consciência sobre a nudez e promover a prática da nudez social, presumimos que mais pessoas venham a conhecer esse estilo de vida alternativo, considerarem absolutamente natural e perderem o preconceito. Com a difusão, esperamos aumentar o número de adeptos e que mais naturistas encontrem na NatVale seus semelhantes, deixem a roupa e “saiam do armário”.

CONVERSATION

4 comentários :

Voltar
ao topo